Cultura






Oi, gente!
Achei muito interessante esse artigo que tive a oportunidade de ver no COC Educação, onde as pessoas que não estudam nele não têm acesso, então, resolvi postá-lo aqui! Espero que gostem. 


Teatro, a arte de representar
No início, o teatro era uma forma de ritual que propiciava poderes sobrenaturais. Com o tempo, transformou-se numa prática de homenagem aos deuses. Depois, passou a designar uma arte que envolve vários elementos: texto, direção, atores e cenários. Conheça um pouco dessa história e as várias facetas que compõem a produção teatral contemporânea.




As origens do Teatro

Rituais para Dionísio
O teatro nasceu dos rituais realizados nas sociedades primitivas, as quais acreditavam que as danças imitativas propiciavam poderes sobrenaturais que controlavam os fatos, como a fertilidade da terra e o sucesso em batalhas. Nos primórdios, a teatralidade também foi usada para exorcizar os maus espíritos.

Com a evolução da linguagem e o surgimento da civilização helênica, o ritual do teatro era praticado em festivais dedicados a Dionísio, deus grego do vinho e das artes. Uma poesia chamada ditirambo, oferecida ao deus nas solenidades urbanas, fez surgir a tragédia. Já a comédia foi originada dos rituais campestres para a divindade.

Na Idade Média, o teatro – muitas vezes encenado dentro das igrejas – tinha como objetivo ensinar o caminho da salvação aos fiéis. Com o Renascimento e a redescoberta da cultura greco-latina, o teatro também passou a ser profano, representado em lugares específicos e nas ruas. Aspectos da herança medieval ainda se mantiveram em autores como Shakesperare, enquanto a tragédia clássica brilha com Racine e Corneille. 



Você sabia?
A palavra teatro vem do grego e significa, primeiramente, miradouro, o lugar de onde se vê. Entre os termos usados para indicar os logradouros cênicos, theatronindicava a plateia anteposta à orquestra, envolvendo-a com três lados de um trapézio ou em semicírculo. O sentido de miradouro aí permanece. O edifício como um todo recebia nome de odeion, que quer dizer auditório.
 
Primeiras peças no Brasil

No Brasil, o teatro originou-se com as representações de catequização dos índios. As peças, com conteúdos didáticos, procuravam traduzir a crença cristã para a cultura indígena. A Companhia de Jesus, ordem que se encarregou da expansão da crença pelos países colonizados, encenou as primeiras peças desse tipo no país. Os autores eram o Padre Joséde Anchieta e o Padre Antônio Vieira.

As representações desse período, sob influência do barroco europeu, eram encenadas com grande carga dramática e com alguns efeitos cênicos, para facilitar a compreensão dos indígenas da lição de religiosidade.


O teatro moderno


Em fins do século XVIII, na Alemanha, surge o drama romântico representado por nomes como Goethe. Problemas e indivíduos reais marcam o teatro realista/naturalista, dando origem ao drama de ideias de Ibsen e às peças de tese de Shaw. Ambos os autores, ao lado de Tchekhov apontam para o começo do teatro moderno, em fins do século XIX e princípio do XX.

No desenrolar do Modernismo, o "teatro da crueldade", de Antonin Artaud, e o teatro épico, de Bertolt Brecht, são considerados renovadores. Autores como Pirandello, Ionesco, Beckett, Genet, Arrabal enfocam a angústia 
existencial. De modo geral, há no desenvolvimento do período moderno duas tendências básicas: uma arte engajada e militante, inspirada por Brecht, e uma estética da recusa, que explora até ao absurdo uma situação e desintegra a linguagem.



Fique por dentro!
Atualmente, entre os seus vários sentidos, a palavra teatro pode ser utilizada para indicar:
• O espaço onde ocorre uma encenação. É nosso hábito convidar alguém com esta frase: "Vamos ao teatro?"
• Uma arte específica, que se vale sobretudo da palavra, assumida por um ator, para expressar seu conteúdo a uma plateia.
• O conjunto de obras dramáticas de um autor ou de uma época.

Arte da interpretação e do texto

Uma arte com várias facetas 

O teatro é uma arte complexa, que envolve inúmeros componentes: a palavra, o gesto, a expressãocorporal, o figurino, o cenário, a iluminação, a trilha sonora etc. Para torná-lo vivo, trazendo todos esses elementos para o momento presente de uma plateia, são necessários os trabalhos do ator e dos atores, do diretor com sua concepção do espetáculo e de vários outros profissionais, todos criadores na sua modalidade, capazes de dar vida cênica ao que se
acha em potencial no texto.
 

  
A importância do texto
    
Além do ator, do público e do diretor, um componente fundamental do teatro é o texto. Considerado gênero literário, o texto teatral é classificado como dramático e pode ser encenado como tragédia ou comédia. Entretanto, o próprio Aristóteles – filósofo grego de quem muitos afirmam ter extraído essa divisão – desmente a pureza das expressões. É por esse motivo que surgiram palavras como tragicomédia em que o choro e o riso se misturam, sem o predomínio de um deles.
      
Drama sem lágrimas 
   
A expressão gênero dramático costuma confundir por causa do sentido normalmente atribuído à palavra drama e suas derivadas. Para entender a acepção correta, precisamos ter em mente que, pela etimologia, o vocábulo drama indica ação. O diálogo existente nos textos não constitui ação. O que dinamiza o texto, na realidade, é a teatralidade. Como geralmente as personagens defrontam-se com obstáculos, sejam íntimos ou exteriores, caracterizando o conflito, muitos relacionam drama e dramático a essas situações.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS